Veja Como Organizar Armario de Cozinha


Saiba como organizar armário de cozinha e assim aproveitar ainda mais os espaços.

A cozinha costuma ser um dos ambientes mais frequentados e gostosos da casa, porém, se ela estiver desorganizada, poderá atrapalhar todo o andamento do seu lar, e inclusive suas experiências gastronômicas.

Para manter esse ambiente harmônico, é importante saber como organizar o seu armário da melhor maneira.

Limpeza para Organizar

Antes de começar a organizar o seu armário a limpeza é essencial. Tire a poeira do móvel e elimine os eventuais resíduos de gordura, tempero e afins. Procure qual a maneira ideal de limpar o seu armário de acordo com o seu material.

Cuidado para não usar muita água, e seque-o bem, pois a humidade pode deixar o seu móvel sujeito à formação de bolor, mofo ou inclusive estufar a madeira ou MDF.

Não se esqueça de guardar todos os utensílios devidamente limpos e secos, pois não adianta ter um armário limpo e seco e colocar coisas sujas e húmidas.

Guarde os utensílios por grupo

Para que haja uma boa organização do seu armário, é essencial que você categorize os utensílios a serem guardados. Separe-os por grupo, ou seja, guarde itens semelhantes com semelhantes, por exemplo: pratos com pratos, panelas com panelas, copos com copos, talheres com talheres, formas com formas, xícaras com xícaras, e assim por diante.

Categorizar as suas coisas dessa maneira irá facilitar muito o seu dia a dia, além de ajudar na manutenção de uma cozinha organizada.

Guarde corretamente os seus mantimentos

Para organizar o seu armário da melhor maneira, é importante guardar corretamente os seus mantimentos, para isso, coloque os itens de uso contínuo ou abertos, como por exemplo o sal e o açúcar, guardados em recipientes tampados, e é fundamental etiqueta-los e colocar o prazo de validade.

Os itens de uso menos frequente, como por exemplo a farinha, trigo, macarrão, entre outros, podem ser mantidos em suas embalagens, porém com um prendedor para fechar bem a embalagem.

Deixe sempre os mantimentos dentro do armário, colocando os mais utilizados na frente, e os utilizados esporadicamente para trás.

Organizando as Gavetas

O ideal é que a primeira gaveta seja utilizada para guardar os talheres, usando as divisórias para facilitar o trabalho e assim ter os garfos, colheres, facas e talheres de sobremesa cada um em seu lugar.

Os utensílios maiores, como por exemplo a escumadeira, concha, facas grandes e espátulas, devem ficar ou em gavetas específicas ou fora delas. Hoje é facilmente encontrado no mercado acessórios criados para pensar esses utensílios maiores na parede.

As outras gavetas devem ser utilizadas para guardar toalhas de mesa, panos de prato, guardanapos, jogos americanos, toalinhas e sacolas.

Tudo em seu devido lugar

Guarde as tigelas e potes que possuem tampas em uma das prateleiras, porém mantenha-os aberto para que não conservem odores. Separe-os por tamanho, deixando os mais utilizados ao alcance da mão.

Formas de bolo, assadeiras e panelas devem ser guardadas no mesmo lugar e sendo colocadas umas dentro das outras, assim como os potes, por ordem de tamanho.
Se você quer otimizar o espaço do seu armário, guarde as travessas na vertical.

Organizando as louças

Organize os pratos empilhando-os por tipo. A ordem ideal é: fundos em baixo, rasos no meio e os de sobremesa por cima.

Já as xícaras, canecas e copos, diferentemente dos pratos, nunca devem ser guardados empilhados, para poder garantir a integridade da louça ou do vidro.
Se houver espaço disponível, separa uma prateleira especialmente para os itens que são utilizados em ocasiões especiais.

Seguindo essas dicas verá como organizar armário de cozinha é algo muito mais simples do que você imagina.


Sorry, comments are closed!